2006: Apito Dourado. Escutas apanharam Luís Filipe Vieira a escolher árbitros para o Benfica

As escutas do processo Apito Dourado revelam que Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, se envolveu directamente na escolha do árbitro do jogo das meias-finais da Taça de Portugal da época de 2003/2004 em que o Benfica ganhou ao Belenenses por 3-1. Esse jogo foi arbitrado por João Ferreira, de Setúbal, na sequência da nomeação acertada num telefonema entre Valentim Loureiro e o presidente dos encarnados. Nessa conversa, Luís Filipe Vieira começa por se queixar pelo facto de o árbitro nomeado para o jogo já não ser Paulo Paraty, conforme havia sido anunciado por Pinto de Sousa, à data presidente do Conselho de Arbitragem da Federação, a um advogado com ligações ao Benfica.
A discussão foi acesa, com Valentim a esforçar-se por apaziguar os ânimos do dirigente e sugerir-lhe nomes de árbitros para substituir Paraty. Vieira, que diz não ter “preferência” por “ninguém”, acaba por recusar o nome de quatro internacionais – “não me dá garantias”, disse de alguns deles. A solução acabou por ser João Ferreira, o árbitro que amanhã estará no arranque do campeonato para os da Luz, quando defrontarem o Boavista no Bessa (ver texto na página seguinte).
“Disseram-me que era o Paulo Paraty o árbitro… Agora dizem-me à última hora, vêm-me dizer que já não pode ser o Paulo Paraty por causa do Belenenses”, lamentava-se Vieira a Valentim, enquanto respondia às sugestões dadas por este. “Não quero Lucílio nenhum! (…) O António Costa?! F… Isso é tudo Porto! (…) O Duarte, nada, zero! (…) O Proença também não quero!”.
Só o nome de João Ferreira agradou ao presidente do clube da Luz. “O João pode ser”, disse, depois de conhecer os candidatos possíveis. A lista era reduzida, porque Pinto de Sousa considerava que o jogo tinha de ser apitado por um árbitro internacional e havia-o dito a Vieira e a Valentim Loureiro.

Os dois vídeos seguintes relembram aos nossos leitores esta página negra no futebol nacional e do Benfica, em particular. As conversas foram reveladas em 2006, mas a conversa teve lugar no dia 15 de Março de 2004.






TÍTULO

Salas de Imprensa – O nosso futebol em discurso direto
www.salasdeimprensa.pt
faça o “like” em facebook.com/salasdeimprensa
subscreva o canal youtube.com/salasdeimprensa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *